Nehushta (hebraico, NChShThN “, objeto de bronze”) é a serpente de bronze feita por Moisés e colocado em um poste (Números 21:8-9) para curar os israelitas das picadas venenosas das serpentes venenosas no deserto. A palavra Nehushtah “coisa de bronze” contém um trocadilho em hebraico, as três primeiras letras, NChSh, significa “serpente” e as duas finais, THN, significa “dragão”.

Nehushtan Representa uma serpente, que foi quebrada em pedaços pelo Rei Ezequias, no início de seu reinado (II Reis xviii. 4). Foi identificado com a serpente de bronze levantada por Moisés no deserto para curar os israelitas das mordidas de serpentes venenosas que estavam expostas (Num. XXI. 4-10). Os rabinos consideravam o termo “Neustã”, como no número dual, e acreditava que o sacrifício que envolveu a perda tanto do presente e da vida futura (Midr. Esfah em Yalḳ., Num.. 764). No Ber baraita.10b, que foi incorporada na Mishnah (iv Pes.. 8), a informação adicional é dada de que a destruição da serpente de bronze foi muito aplaudida pelo povo.

A exegese moderna tem duas opiniões diferentes no que diz respeito ao significado da palavra “Neustã”, que é explicado ou como denotando uma imagem de bronze, e como totalmente alheia com a palavra “Naás” (serpente), ou como uma forma alongada de ” Naás “(comp. νεεσθάν na Septuaginta), e, portanto, o que implica que o culto das serpentes era de antiga data em Israel.A suposição de que a tradição de “Neustã” não é mais velho que o tempo de Ezequias, porém, não impugnado.

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Este artigo é útil?
SimNão

Deixe um comentário